AMIGOS DO BLOG

PARA MEDITAR

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar e fazer um novo fim." Chico Xavier

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ÍMAS DE GELADEIRA

flor

Outro dia estava montando alguns ímãs de geladeira para entregar e minha filha ao lado observando. Já podia imaginar do que viria daquele olhar compenetrado nos ímãs. E não tardou para que a  pergunta viesse: – Mamãe, por que o ferro gruda no ímã??????

Posso afirmar que se não fossem pelos meus 33 anos no magistério e da existência do google eu teria lhe dado uma resposta qualquer, tal como: porque gruda, UAI! (o dialeto mineiro não poderia falar, claro!!!!!)

Então propus à ela que fossemos procurar no google a resposta para aquela pergunta. E lá fomos nós. Entre as tantas coisas encontradas achamos esta: A LENDA DO ÍMÃ, no portaldoprofessor.mec.gov.br. A lenda sobre o ímã conta uma história que aconteceu há muito tempo, na cidade de nome Magnésia, que fica num lugar muito distante daqui, lá na Ásia. Magnes andava pelos campos, conduzindo seu rebanho. Um dia, Magnes e o seu rebanho subiam uma montanha muito alta. Como o caminho era difícil e cheio de pedras, Magnes sentia necessidade de ir se apoiando a um cajado, que espetava no chão. Um cajado é um bastão usado para apoiar, como as bengalas de hoje em dia. A certa altura Magnes parou, por um momento. Verificou que não podia mover o cajado. Ele estava bem agarrado ao chão. - "Que é que há?", perguntava Magnes à medida que se inclinava para examinar o cajado. Com grande surpresa e espanto, verificou que a ponta do cajado estava fortemente agarrada a uma grande rocha preta, e que era preciso bastante força para retirá-lo. O cajado de Magnes tinha sido atraído por uma magnetita, rocha que tem a propriedade de atrair o ferro. O nome magnetita foi atribuído a essa rocha pelos gregos em homenagem a Magnes. Quando as pessoas souberam do acontecido, tiveram a ideia de quebrar a magnetita e verificar que materiais ela atraía. Só mais tarde descobriram que a magnetita é um ímã natural encontrado em várias partes do mundo.

Pelo brilho nos olhos dela, pude perceber que não estava satisfeita só com a “lenda”. Lógico que ela não podia deixar de continuar com suas “perguntinhas básicas” inerentes à uma criança curiosa e logo soltou esta: - Mas, mãe, isto é uma lenda. Eu quero saber porque o ímã puxa o alfinete, o prego, a moeda e tudo que tem ferro.

Ainda no mesmo site mostrei a ela que o  ímã tem a propriedade de atrair outros objetos e materiais de ferro ou que contém ferro. E antes que me fizesse mais perguntas contei que foi Tales de Mileto, sábio grego, nascido em Mileto, quem primeiro observou essa rocha encontrada ao norte da Grécia antiga (hoje conhecida como Magnésia) e verificou que ela apresentava a propriedade de atrair pedaços de ferro. Acredita-se por isso, que a palavra em si – magnetismo – tenha como origem mais provável o nome da localidade grega, Magnésia, a qual se encontra na natureza como um ímã natural, capaz de atrair objetos de ferro.

Não sei se ela entendeu, mas parou de me fazer perguntas e foi brincar de “escolinha”. Você pode imaginar qual era o assunto da aula que ela dava às suas bonecas??????

E enquanto ela dava suas “aulinhas” para as bonecas eu montei este texto para vocês, ilustrando com alguns ímãs que faço no meu ateliê

Ímas de geladeira

assinatura_2

DICA DO DIA

1150827_572208532841012_1169728433_n

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...