AMIGOS DO BLOG

PARA MEDITAR

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar e fazer um novo fim." Chico Xavier

terça-feira, 19 de abril de 2011

FUXICO E TAMPINHAS

ola tudo em

Depois de reutilizar tantas garrafas pet fiquei sem ter o que fazer com tantas tampinhas que sobraram. Lá fui eu pesquisar na net. E foi então que encontrei esta idéia. Adorei, achei muito criativo e diferente. Fuxico: tecnica artesanal que reaproveita retalhos de tecidos para customizar roupas , acessórios e objetos. No caso, tampinhas. Mais precisamente descanso de panelas e copos.

Lá fui eu separar minhas tampinhas, linhas, agulhas e meus retalhos de tecido. Cortei os tecidos em circulos com 11 cm de diametro. Fiz o fuxico simples, alinhavei toda a volta do circulo de pano (sem dobra-lo) e antes de  puxar a linha do alinhavo coloquei a tampinha dentro. Ai sim puxei a linha até cobrir toda a tampinha. Não há restrição quanto aos tecidos, mas o algodão é o mais indicado.

Os que fiz ficaram assim:

Estes foram os primeiros descansos de panela. São 25 tampinhas em cada um.

DSC01291    DSC01292 

E estes são os descansos para copos. São 7 tampinhas para cada porta copo. 

DSC01253    DSC01254

O jogo fica assim.

DSC01290

E este é um outro jeito de se colar os fuxicos. No primeiro eu costurei um a um para uni-los e fiz em forma de quadrado. Já nestes usei cola de tecido e fiz em forma de losango.

030   034   035

 031   033   032

Depois de tanto fuxico, você por acaso sabe a origem deste nome? Pois é, sua origem é incerta e de idade secular. Cogita-se que  a sua criação veio dos escravos africanos. Porém, não se tem registro de onde e nem de quando esta idéia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe-se apenas que hoje em dia ele é feito em várias partes do mundo. Aqui no Brasil o nome FUXICO surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do país, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas e mexericos ... fazer fuxicos. Independente do local,  uma coisa é certa, nenhum país produz tanto fuxico como o Brasil. Talvez pelo fato do brasileiro ser tão habilidoso para o artesanato, criativo para transformar a matéria ou ter sempre que dar um jeitinho em tudo.

Gostou? Que tal comentar! E se interessar eu aceito encomendas. Basta mandar uma mensagem para meu email: anakatiavalias@bol.com.br.

No mais

extra_carinhoUm beijão e um abração…..

 tchauzinho

Um comentário:

  1. "Uma mulher que trabalha com as mãos é uma operária; uma mulher que trabalha com as mãos e o cérebro é uma artesã; mas uma mulher que trabalha com as mãos, o cérebro e o coração é uma artista."
    Mamãe... Li e lembrei de você... Te amo!!
    Beijos... Saudades...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...